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Como aumentar o lucro contábil de sua empresa?

Publicado em 08 de setembro de 2025

Fonte: Jornal Contábil

A busca por maior rentabilidade é um objetivo central para qualquer negócio. O lucro contábil, que representa o resultado financeiro apurado após a dedução de todas as despesas e custos da receita total, é o principal indicador da saúde financeira de uma empresa.

Aumentar esse valor não se resume a apenas vender mais; é um processo estratégico que envolve a otimização de custos, a eficiência operacional e a gestão inteligente de recursos. Para alcançar esse resultado, é fundamental adotar uma abordagem multifacetada, analisando tanto o fluxo de receitas quanto a estrutura de gastos.

Para quem é dono de um negócio, um dos objetivos principais é obter o maior lucro possível. Pode parecer um conceito simples e de conhecimento geral, mas entender o que é realmente o lucro de uma empresa e o que é apenas faturamento ou receita, faz muita diferença no final do mês.

O lucro contábil é um dentre outros “tipos de lucro” que toda empresa deve prestar atenção.  Afinal, para se sustentar ao longo do tempo, todo negócio precisa ser lucrativo.

Em economia, lucro quer dizer todo e qualquer ganho auferido em uma operação comercial ou atividade econômica.

Mas afinal, o que é lucro contábil, para que serve e como deve ser analisado? Para saber mais, acompanhe os tópicos a seguir.

 

O que é Lucro contábil

O lucro contábil é o resultado da diferença entre o total de receitas e os gastos explícitos de uma empresa em determinado período. 

Trata-se de um lucro apurado segundo o regime de competência, ou seja, quando os fatos contábeis são gerados.

Por gastos explícitos entende-se custos e despesas correntes de uma empresa, como folha de pagamento, aluguel da loja, contas de água e luz etc.

O lucro contábil, quando medido em percentual (margem de lucro), transforma-se em um importante indicador, usado, por exemplo, para avaliar o desempenho de um negócio. 

 

A importância do lucro contábil

A apuração do lucro contábil é essencial à administração, tanto do ponto de vista de gestão quanto fiscal e tributário.

No seu escritório de contabilidade, você precisa apurar periodicamente o lucro contábil para acompanhar a saúde financeira e a performance do negócio.

A partir do lucro contábil, você consegue elaborar planos e metas, tomar decisões sobre redução de despesas ou avaliar a possibilidade de fazer novos investimentos. O mesmo vale para seus clientes. 

Ao ajudá-los a apurar o lucro contábil, você fornece uma informação que, combinada a outros indicadores-chave, cria uma base de dados para decisões muito mais assertivas. 

Além do mais, para clientes optantes pelo regime tributário Lucro Real, o lucro contábil é o ponto de partida para descobrir a base de cálculo para aplicação das alíquotas tributárias.

 

Diferença entre lucro e faturamento

Faturamento é o valor total que a empresa recebe com uma venda realizada, seja de produto ou de serviço. É importante entender que esse valor não tem nenhum desconto, ele é totalmente todos os valores gerados a partir de uma venda.

Enquanto isso, o lucro é o faturamento menos os gastos que foram necessários para vender, sejam eles custos, despesas ou impostos.

 

Como apurar e analisar o lucro contábil

A apuração do lucro contábil segue a lógica de uma fórmula simples:

Na Demonstração de Resultados de Exercício (DRE), o lucro aparece na última linha, após descontados os custos com produtos vendidos, despesas administrativas, com vendas, etc.

Ao analisar o lucro contábil medido em percentual como indicador de desempenho, é importante observar as referências históricas. 

Assim, é possível verificar se o lucro está em tendência de alta, estável ou em tendência de baixa.  Importante também analisar o lucro em conjunto com outros indicadores, como faturamento, ponto de equilíbrio, ticket médio, dentre outros.

 

Dicas para aumentar seu lucro contábil

Você pode aumentar o lucro contábil do seu escritório basicamente de duas maneiras: Faturando mais e gastando menos.

Com a ajuda da tecnologia, planejamento e organização é possível combinar as duas estratégias, assim:

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